26 de dez de 2015

Bolinhos de Bacalhau



Conhecidos em Portugal como Pastéis de Bacalhau, estes bolinhos são famosos em todo o mundo como um petisco dos mais apreciados.
Ingredientes: 
250 gramas de bacalhau cozido e desfiado
170 gramas de batata cozida
1 gema de ovo crua
2 colheres (sopa) de maisena
2 dentes de alho bem picados
meia cebola bem picada
um bom punhado de salsa fresca, bem picada
pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Óleo ou azeite para fritar

Modo de Fazer:
Passe o bacalhau por água corrente, retirando o excesso de sal.
Coloque-o num recipiente com água fria, com a pele voltada para cima.
Mantenha-o em recipiente tampado, dentro da geladeira, por no mínimo 24 horas, trocando várias vezes a água, para retirar bem o sal. 
Ferver o bacalhau em água limpa por alguns minutos e desprezar essa água da primeira fervura. 
Tornar a aferventar o bacalhau em nova água, até que fique cozido. 
Escorrer a água, remover toda a pele e espinhas e desfiar o bacalhau.
Cozinhar a batata em água sem sal, amassando-a enquanto quente.
Juntar o bacalhau desfiado, a batata amassada, a gema, a maisena, a salsa, cebola e alho, temperando a gosto com pimenta-do-reino. Verificar o sal e ajustar, se necessário.
Misturar bem com uma colher, até que a massa fique homogênea.
Aquecer o óleo, mas sem que ferva. 
Com duas colheres de sopa, modelar os bolinhos, fritando poucos de cada vez, colocando-os a escorrer em papel absorvente.
Servir quentinhos.










22 de dez de 2015

Açorda de Bacalhau

Como preparar este prato bem típico de Portugal:

Em 100 ml de azeite, fritar 8 dentes de alho fatiados até alourar. Acrescentar 3 pãezinhos tipo francês ou similar, de 50g cada, previamente demolhados e desfeitos em 500ml de água por uma hora. Juntar 2 colheres de massa de pimentāo vermelho ou 1 pimentão vermelho picado fininho, pimenta-do-reino a gosto. Acrescentar um molho feito com cebola, tomates bem maduros, pimentão verde, bacalhau e coentros frescos, tendo o cuidado de retirar bem as espinhas do bacalhau. Eu usei a sobra da caldeirada que fiz ontem. Depois de misturar tudo, sempre mexendo no fogo médio, verifique os temperos e o sal. Finalize com bastante coentro fresco picado e decore com azeitonas pretas. Pode-se acrescentar camarões a gosto, que ficam cozidos com apenas três minutos de fervura. Sirva bem quente.




Caldeirada de Bacalhau

Ingredientes: 
200ml de azeite, 1 cebola bem grande cortada em meia lua, 4 tomates bem maduros, picados, 6 dentes de alho laminados, 1 pimentão vermelho pequeno cortado em fatias, 1 pimentão verde pequeno em fatias, 1 folha de louro, sal marinho, pimenta-do-reino moída na hora a gosto, 2 a 3 colheres de massa de pimentão vermelho ou colorau, 800 gramas de bacalhau demolhado, com pele e espinhas, 4 batatas pequenas, cortadas em rodelas grossas, 1 xícara de coentros e cebolinhas picados.
Modo de Fazer: Em uma panela grande, refogue a cebola e os alhos no azeite. Junte os tomates e os pimentões, todos os temperos e as batatas, mexendo por alguns minutos. Junte o bacalhau, um pouco de coentros e cebolinhas, misture bem e junte 500 ml de água. Mexa e tampe a panela, deixando cozinhar no fogo médio até que a batata esteja cozida mas ainda firme. É o tempo suficiente para que o bacalhau fique cozido no ponto.
Polvilhe bastante coentro e cebolinha picadinhos e sirva.



Bolinhos de Couve-flor

Ingredientes: 12 florzinhas de couve-flor, de tamanho médio, cozidas al dente, em água e sal.
Massa: Bater com um garfo 1 ovo, 100 ml de leite frio, 2 colheres de azeite, sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto, juntar 8 colheres de farinha de trigo e 2 colheres rasas de maisena, meia colher de fermento em pó.
Untar com margarina 12 forminhas para bolinhos ou empadas.Colocar uma couve-flor, 1 azeitona verde sem caroço, 1 tomatinho cereja partido ao meio. Cobrir com massa e polvilhar queijo flamengo ralado, ou outro queijo a gosto, polvilhar orégano e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por meia hora ou até dourar. Servir quentinho.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

adSense