8 de jun de 2012

POLENTA RECHEADA

Polenta é um prato substancioso, bastante econômico e super fácil de fazer. Para dias frios é excelente, porque alimenta bem e pode-se incrementar com diversos recheios, tornando-a mais atraente. 
Hoje apresento um recheio de carne moída, mas é possível variar bastante: com linguiça calabresa, frango cozido e desfiado, atum, peixe cozido, camarões ou mesmo só com verduras. É só usar a criatividade! Esta receita é suficiente para duas pessoas e acompanha muito bem arroz branco e uma salada verde. Veja como é simples:


Ingredientes para a polenta: 
500ml de água fria 
8 colheres (sopa) de fubá fino de milho
(em São Paulo é conhecido como fubá mimoso)
1 colher (sobremesa) rasa de sal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo comum
1 cebola pequena 
4 dentes de alho 

Modo de Fazer:
Refogue a cebola e o alho bem picados no azeite, junto com a folha de louro. Acrescente a metade da água e tampe a panela até ferver. Despeje nessa mistura o fubá dissolvido na outra metade da água fria, sempre mexendo com colher de pau. Espere ferver novamente, baixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos com a panela tampada. Reserve.


Ingredientes para o Recheio:
300g de carne moída magra
1 cebola
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite ou óleo
sal, pimenta-do-reino e cominho moído, a gosto
1/2 pimentão verde picado
1 lata de molho de tomate pronto (pode ser extrato)
1 xícara (chá) de água
1 cenoura ralada
6 folhas de couve picadas
um ramo de manjericão fresco (só as folhinhas)
salsa picada, a gosto

Modo de Fazer:
Refogue o alho picado no azeite e antes que fique dourado, junte a carne moída, temperando com o sal, pimenta-do-reino e cominho. Acrescente a cebola picada e deixe-a murchar. Junte a cenoura ralada, o pimentão picado, as folhinhas de manjericão, o molho de tomate e a água. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Junte a couve e um pouco de salsa picada, deixando no fogo por mais 5 minutos, com a panela destampada para que a couve mantenha a cor. 

Montagem: 
Em um refratário, distribua a metade da polenta ainda quente, por cima distribua o recheio e cubra com a polenta restante. Polvilhe mais salsa picada e sirva em seguida.
Para ficar ainda mais apetitosa, coloque sobre o recheio uma boa camada de queijo muçarela (*veja porque esta é a forma correta de escrever muÇarela: http://www.portuguesnarede.com/2008/11/mussarela-ou-muarela.html) e leve ao forno só para derreter o queijo.
Outra dica é colocar o queijo por cima e gratinar por alguns minutos.
No Nordeste é fácil encontrar queijo coalho, que também pode ser usado nesta receita e fica ótimo!
Bom apetite!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

adSense